top of page

5 dicas para ensinar uma criança a pedalar.

pedalar.

Os primeiros passos dos filhos são os mais emocionantes na vida dos pais, e as primeiras pedaladas são igualmente importantes para pais ciclistas, mas nem sempre é tão fácil para os pequenos aprenderem a andarem de bicicleta, por isso, trouxemos 5 dicas para você conseguir ensinar uma criança a pedalar!




Aprender a andar de bicicleta requer diversas habilidades, entre elas, a principal é o equilíbrio e coordenação motora, por isso, desde pequenos é importante que você papai e mamãe estimule o equilíbrio do seu filho.


Mas o equilíbrio não vem do nada e pode ser estimulado de diversas maneiras desde o momento em que o bebê começa a conseguir ficar sentado sozinho. E para isso, trouxemos uma lista de dicas para você estimular o equilíbrio do seu filho, além de facilitar na hora de ensinar seu pequeno a pedalar.


Confira 5 dicas para ensinar o seu filho a andar de bicicleta


1. Dê preferência as bikes balance

De nada adianta aprender a pedalar sem antes aprender a equilibrar a bike, e esse é o maior desafio para os pequenos. Por isso, bicicletas sem pedal para seu pequeno, chamadas de bicicleta de equilíbrio ou balance.


Com o bike sem pedal, os pequenos podem treinar o equilíbrio com segurança, podendo apoiar os pés no chão sem correr o risco de bater com o pedal na canela ou de caírem, já que o possuem fácil o apoio dos pés.


2. Ensine o movimento do pedal

Após aprender a se equilibrar numa bike, os pequenos precisam aprender o movimento da pedalada e isso pode ser feito até em uma bike parada, como as bicicletas para exercícios físicos.


A coordenação motora necessária para pedalar pode ser ensinada também com o movimento das mãos para facilitar a assimilação da criança. Após ter desenvolvido a habilidade de pedalar, é hora de colocar os pés à obra e tentar na prática pedalar.


3. Escolha um local seguro

Evite ruas com pedras ou muitas curvas. Na primeira pedalada dos pequenos, o ideal é escolher uma rua plana para facilitar no aprendizado ou um local com bastante gramado. Ambos são locais seguros para evitar acidentes ou interrupções por conta de obstáculos na pista.


Prezando pela facilidade, aprender a pedalar se torna uma experiência mais agradável e positiva, tornando o processo de aprendizado mais divertido para a criança.


4. Passe segurança para a criança

Além do apoio emocional, que tem um papel fundamental nesse momento especial da vida da criança, a segurança física é igualmente essencial. Para garantir que a experiência de aprendizado seja positiva e livre de riscos, a utilização de equipamentos de segurança é de extrema importância.


Mostre para a criança que os equipamentos estão ali para mantê-la segura e livre de riscos. Demonstre apoio para o seu filho, permanecendo ao seu lado até que ele se sinta confiante para tentar pedalar sozinho. É neste momento também que você deve ensinar como utilizar o freio e como fazer a criança parar de pedalar de forma segura.


Essa segurança e tranquilidade evita que seu filho fique com medo e afobado na hora de parar de pedalar. Dessa maneira, todo o processo de pedalar se torna mais leve e divertido.


5. Esteja ali caso seu filho precise de apoio

Não somente o apoio emocional é importante nessa hora, o apoio quanto ao equilíbrio também é necessário. Esteja pronto para segurar seu filho caso ele perca o equilíbrio. Além da sua criança se sentir mais segura, também irá aumentar seus laços com seu filho, trazendo autoconfiança e autonomia para o pequeno.


Além de todas essas dicas, o principal é ter paciência na hora de ensinar, afinal, os pequenos estão aprendendo agora o que nós já sabemos há tempo. Evite alertá-lo gritando, pois isso pode ativar um instinto de medo, no lugar de preferência para demonstrar os perigos antes do pequeno estar na bicicleta, assim ele já começa sua experiência alerta por conta própria.


Como escolher a bicicleta ideal para uma criança?


Aqui na Benvenutti, nós trabalhamos com diversas marcas e bicicletas infantil: Nathor, Caloi, Trek e TSW. Além de capacetes, acessórios e camisetas próprias para pedalar.


Para escolher a bicicleta ideal, se atente a altura e idade do seu filho, principalmente para saber o tamanho de aro ideal para a bike, podendo ser: aro 12, 16, 20 e 24. Também, temos disponível aqui na loja bicicletas infantis com marcha para crianças aventureiras!


Aqui na nossa loja você pode conferir todos os modelos disponíveis para o seu filho, venha nos visitar e garanta que a sua escolha seja a melhor para seu pequeno!


Nós estamos localizados em Santa Maria/RS na Av. Nossa Senhora das Dores, 2270.

33 visualizações0 comentário
bottom of page